Experiência Incrível

03 PASSOS PARA OFERECER EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS NO ECOMMERCE

Através do projeto Experiência no Ecommerce pudemos entender um pouco mais a importância de oferecer experiências inesquecíveis no ecommerce.

Passamos a compreender melhor porque a experiência do consumidor será um diferencial competitivo fundamental para obter sucesso em um mercado tão competitivo.

Sendo assim, relacionei abaixo 03 passos essenciais para você ter uma empresa focada na experiência do consumidor:

  • TENHA A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR COMO UMA PRIORIDADE

A grande maioria das empresas diz se preocupar com a experiência do consumidor, porém é diferente do que ter isso como uma prioridade.

As empresas acabam focando seus esforços nas questões mais urgentes do dia a dia e acabam deixando a experiência em uma segunda etapa. O problema é que a experiência é algo que se constrói com o tempo e quanto mais você demorar para investir nesta questão, maior será o seu trabalho para fazer disso um diferencial.

  • DEFINA UMA PESSOA RESPONSÁVEL PELA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR

É muito comum também as empresas afirmarem que possuem um foco na experiência mas quando questionadas quem é o responsável, ninguém sabe. Tudo que não tem um “dono” ou um líder acaba perdendo a força e até o sentido.

Possuir metas e responsabilidades no que diz respeito ao consumidor é fundamental para alcançar resultados expressivos e obter o retorno esperado.

Porém há alguns desafios em relação a isso:

Quem será o responsável por essa área? Marketing, UX, Atendimento ao Cliente?

Quais são os indicadores a serem analisados?

A dificuldade em definir e entender métricas e responsabilidades relativas a experiência de compra faz com que as empresas não saibam ainda como aplicar isso em suas operações e também como analisar isso dentro dos resultados da empresa.

No final, o que acontece hoje é que todos acabam sendo responsáveis por oferecer a melhor experiência do consumidor. O problema é que sem métricas bem definidas, liderança e metas, a experiência do consumidor acaba sendo deixada de lado.

  • OUÇA O SEU CONSUMIDOR E DEIXE OS “ACHISMOS” DE LADO

No e-commerce é muito comum ver empresas tomando suas decisões relativas a experiência do consumidor com base no que o concorrente está fazendo, livros ou relatórios. Manter-se informado e conhecer técnicas, tendências e cases reais é sem dúvida um ótimo caminho, mas quem vai te dizer realmente como deve ser a melhor experiência, é seu próprio cliente.

Pesquisas de satisfação e NPS são com certeza ferramentas excelentes para entender a satisfação do seu consumidor, mas compreender as causas de boas ou más experiências é fundamental para tomas as medidas necessárias. Neste caso o Teste Online é a melhor alternativa pois é possível identificar através de vídeo com áudio as reações e ações do consumidor ao longo de um processo de compra.

Para saber como funciona um Testes Online, clique aqui.

Segundo estudo da Forrester Research, apenas 1% das empresas oferecem uma excelente experiência ao consumidor.

Se a sua empresa tratar a experiência do consumidor como prioridade, criar metas, métricas e tomar as decisões com base no consumidor, você sairá na frente dos seus competidores. Mãos a obra!