Tatica de Retenção

5 táticas de retenção para seus consumidores comprarem mais.

Você já ouviu isso mais de uma vez: é mais barato fazer com que clientes antigos comprem de novo do que encontrar novos clientes.

Isto é verdade para a maioria das empresas e, principalmente, para as lojas virtuais, uma vez que a mídia digital está cada vez mais cara, fazendo com que a busca por novos clientes se torne uma atividade cada vez mais complicada.

Além disso, quanto mais um cliente compra em uma loja, mais forte se torna o seu relacionamento. E são essas relações que fazem com que os consumidores se envolvam com a sua marca e indiquem seus produtos e serviços para outras pessoas.

Com certeza, um cliente fiel custa muito menos dinheiro do que um novo cliente.

Para te ajudar, separamos cinco estratégias para fazer com que seus clientes comprem muito mais.

1. Envie newsletters com regularidade

Sua lista de e-mails é uma ótima ferramenta para manutenção e construção de relacionamentos com seus clientes atuais. E o e-mail já provou ser um dos melhores canais para conversão no comércio eletrônico.

Enviar newsletters com frequência também ajuda a fixar a marca na memória dos clientes. As newsletters personalizadas e segmentadas são ainda mais eficientes.

Experimente enviar newsletters de aniversário ou de Natal, por exemplo. Elas são mais recomendadas por terem maior probabilidade conversão e retenção de clientes por despertar mais interesse.

2. Surpreenda e encante os seus clientes

Dependendo do nicho, o envio de um pequeno presente para os seus melhores clientes pode ser uma ótima maneira de fazê-los lembrar de sua loja e querer dar uma olhada nas últimas novidades.

Dar um presente inesperado também joga com a lei da reciprocidade, que se refere a responder uma ação positiva com outra ação positiva. Use isso a seu favor enviando aos seus melhores clientes presentes inesperados.

3. Use as redes sociais e poste com frequência

As pessoas que “curtem” ou “seguem” a sua empresa nas redes sociais podem já ter consumido um produto ou serviço seu e estão de olho na sua página para acompanhar as novidades.

Use as redes sociais para aproximar o relacionamento com os seus clientes.

Se uma das maiores desvantagens do e-commerce é a distância física do cliente com o produto, as redes sociais cumprem um importante papel para aproximá-los. São também importantes canais para criar uma excelente reputação e credibilidade.

Investir nestas mídias faz com que a marca se torne conhecida entre os seguidores e abra um canal de diálogo transparente e prático.

E não vale apenas usar as redes sociais para soltar um monte de informação e fazer anúncios de produtos. Deve ser usada como canal de conteúdo e contato eficiente e rápido com os clientes.

4. Ofereça desconto ou crédito para retorno

Para muitos empreendedores virtuais as margens de lucro são bastante apertadas e, por isso, é necessário cuidado com o uso de descontos.

Se seus clientes se acostumarem com descontos frequentes, podem ser resistentes a comprar pelo preço cheio. Mas, sabendo dosar bem os descontos e créditos, eles podem ser uma boa ferramenta para reter clientes.

Uma ideia que você pode experimentar é oferecer créditos para usar na sua loja. O cliente pode ganhar, por exemplo, um cupom de R$10 reais para usar em qualquer outra compra que fizer. Ter créditos estimula o consumidor a realizar uma nova compra, já que faz com que ele sinta que se não usar o cupom, estará perdendo dinheiro.

5. Envie o e-mail certo, com a oferta certa, na hora certa

Você sabe que tem um produto que é perecível, que degrada com o tempo, ou precisa ser trocado por novas versões com frequência?

Conhecer o tempo de vida de seus produtos e enviar e-mails com ofertas especiais dessas mercadorias para antigos compradores pode ser a maneira perfeita para trazer de volta clientes inativos. Essa tática pode ser particularmente eficaz quando você entrega a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.

Atualmente, 41% da receita de uma empresa é resultado de compras de antigos clientes que representam apenas 8% do total de visitantes.

Conseguir aumentar apenas 5% na retenção pode representar um aumento de lucros entre 25% a 125%.

O cliente que está comprando hoje na sua loja virtual é sua melhor oportunidade de negócio. Invista tempo e energia em criar um sólido relacionamento com ele e turbine o lucro de sua loja.

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