Foco no Consumidor

A importância das decisões com foco no consumidor

Recentemente, a Exame.com publicou um estudo no qual 313 CEOs das principais empresas brasileiras definiam quem é seu principal stakeholder (público estratégico).

O resultado é surpreendente e preocupante, pois apenas 36% responderam que o consumidor está no centro dos seus negócios e suas decisões. Para a maioria os acionistas são o grupo mais importante. A matéria completa você encontra neste link.

Consumidor

Não questiono a importância dos acionistas no desenvolvimento e direcionamento do negócio, mas também acredito que o que é bom para o consumidor também pode ser bom para os acionistas. Este questionamento não é algo exclusivo nosso, no livro sobre a história da Amazon (A Loja que Vende Tudo), Jeff Bezos levanta essa mesma questão quando questionado sobre algumas de suas decisões.

Buscando informações sobre este mesmo assunto nos EUA encontramos um interessante dado do mercado americano, que podemos ver abaixo:

grafico_experiencia_USA

Nesta pesquisa da The Wall Street Journal, podemos entender um pouco mais a preocupação dos líderes americanos em gerar uma melhor e excelente experiência de compra. Para 74% deles, melhorar a experiência de compra é uma prioridade alta.

Inclusive, os investimentos em tecnologia com produtos e ferramentas para reter e fidelizar os clientes estão aumentando e com projeções de crescimento a cada ano.

Muitas vezes olhamos para alguns indicadores do mercado americano como as altas taxas de conversão e nos questionamos como chegar até lá.

Mas será que estamos tomando nossas decisões da maneira correta? Será que o foco estratégico do nosso negócio é o consumidor?

Quando pergunto aos lojistas quem já fez um Teste Online com consumidores, antes mesmo de lançar um e-commerce ou uma nova versão do site, a grande maioria responde que não.

Será que o layout, navegabilidade e usabilidade das nossas lojas são desenvolvidas conforme os hábitos do nosso consumidor? Ou baseado em experientes gestores, agências e diretores de arte que respiram e-commerce todos os dias? O consumidor não pensa como nós.

Precisamos falar mais com nossos consumidores e tomar nossas decisões com base naquilo que eles têm a nos dizer! Tenha o consumidor como o principal stakeholder da sua companhia e direcione seu negócio para atender aos seus desejos e necessidades.

Neste post, aponto 10 motivos para você realizar um teste com consumidores reais. Vale a leitura!