Abordagem Multidisciplinar e Interdisciplinar

Na tentativa de definir teoricamente o campo da educação a distância, a literatura
avança três estratégias. Deshler e Hagen defendem uma abordagem
multidisciplinar e interdisciplinar resultando em uma diversidade de perspectivas.
Eles advertem que qualquer coisa menos que esta abordagem pode “produzir
teoria que sofre de uma visão que é estreita, incompleta, baseada na disciplina
e restrita a uma visão predominante da realidade”.
Na tentativa de definir teoricamente o campo da educação a distância, a
literatura avança três estratégias. Deshler e Hagen defendem uma abordagem
multidisciplinar e interdisciplinar resultando em uma diversidade de perspectivas.
Eles advertem que qualquer coisa menos que esta abordagem pode “produzir
teoria que sofre de uma visão que é estreita, incompleta, baseada na disciplina
e restrita a uma visão predominante da realidade”.
Uma segunda abordagem é defendida por Hayes, que apoia o trabalho de
Knowles e Brookfield. Hayes enfatiza que o desenvolvimento teórico relativo à
aprendizagem de adultos deve ser distinto da aprendizagem de jovens. Embora
as experiências passadas possam ocasionalmente interferir na abertura de um
adulto para novas experiências de aprendizagem, a maioria da literatura vê a
experiência como um recurso para novas aprendizagens de faculdades EAD.
Knowles, por exemplo, apoia um fundamento andrológico, centrado no aluno, em
sua crença de que “os adultos recorrem a experiências anteriores para testar a
validade de novas informações”. https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-engenharia-civil-ead