Chat Online

Como o chat online pode trazer benefícios para a sua empresa

O chat online é hoje um dos principais canais de comunicação de uma loja virtual.

A evolução dos meios de comunicação, principalmente com o desenvolvimento da internet e das redes sociais digitais, permitiu que as empresas tivessem ao seu dispor diversos canais de atendimento e relacionamento com seus clientes. No entanto, essa abertura de novos canais e a presença online das marcas fez com que os consumidores exigissem que as empresas fossem cada vez mais rápidas no retorno às suas solicitações e mais ágeis na resolução de seus problemas.

O brasileiro está cada vez mais confiante em realizar transações financeiras pela internet, como mostra o aumento constante do mercado de lojas virtuais brasileiras. No entanto, muitos consumidores possuem dificuldade em fazer uma compra, sem o acompanhamento de um vendedor. O chat online surge então, como ferramenta fundamental tanto para o relacionamento com o cliente, como para uma consultoria durante a compra.

Benefícios do chat online para o seu negócio

A utilização de uma ferramenta eficiente como esta pode diminuir bastante a taxa de abandono do carrinho e aumentar o número de conversões da sua loja virtual. Isso porque a ferramenta soluciona problemas e tira dúvidas no momento da compra do cliente.

O que é

O chat online, logo quando foi criado e implantado, foi muito utilizado para a comunicação entre pessoas que buscavam por interesses em comuns, como as salas de bata-papo, por exemplo. É um meio de comunicação que permite mensagens instantâneas entre os usuários, dentro de uma mesma plataforma.

Mais tarde, a utilização dessa ferramenta foi adotada pelos sites de e-commerce, como estratégia de marketing de relacionamento, com o intuito de atender os clientes online, de forma instantânea (real time). Pela sua rapidez e efetividade, passou a ser utilizada como o principal meio de comunicação entre clientes e empresa.

Como funciona

Um chat online, para funcionar corretamente, precisa estar estruturado em uma plataforma de comunicação específica para atender as necessidades de envios e recebimentos instantâneos de mensagens. Essa plataforma pode ser incorporada em um site de e-commerce por uma empresa que forneça o serviço, e que dará todo o suporte no desenvolvimento e implantação do sistema, além de acompanhamento dos resultados.

Alguns e-commerces disponibilizam atendentes 24 horas por dia em todos os dias da semana. É importante lembrar que, caso sua empresa não ofereça um serviço de atendimento ininterrupto, o horário de atendimento do chat deve estar bem visível e em destaque no site.

Principais benefícios

Alguns benefícios proporcionados pela comunicação realizada através do chat online podem fazer toda a diferença nos resultados da sua loja virtual. Acompanhe:

Comunicação rápida

Quando uma pessoa interessada visita sua loja virtual, pode utilizá-lo para tirar dúvidas sobre promoções, formas de pagamento e entrega da mercadoria comprada. Com respostas instantâneas, o cliente não terá tempo para pensar se deve ou não comprar ou procurar no concorrente. Além da rapidez na comunicação, ajuda a elevar a taxa de conversão de vendas do seu e-commerce.

Confiança do cliente

A conversa com um vendedor ou suporte passa maior credibilidade ao cliente na hora de informar dados pessoais que exigem sigilo. Números de documentações e dados bancários são fornecidos mais facilmente pelo cliente, quando são necessários para finalizar uma compra no site. Além disso, os consumidores entram em contato com a parte humano do seu negócio, tendo a confiança de que, por trás do website, existe uma empresa séria e comprometida.

Maior economia de tempo e custos de comunicação

A plataforma de chat online pode ser uma ferramenta estratégica de comunicação com os clientes que proporcione, além de economia de custos, um menor tempo entre o recebimento e o envio de mensagens.

Em comparação com atendimentos telefônicos (Televendas/SAC), o chat se mostra mais econômico financeiramente, uma vez que os custos com ligações superam os de manutenção de uma plataforma de comunicação online. Já na comparação com atendimentos por e-mail, o chat se destaca na rapidez da comunicação, que acontece de forma imediata e ao vivo, podendo ser realizada a qualquer hora de qualquer dia, enquanto um e-mail pode levar dias para ser lido e respondido.

Com tantos atributos, a ferramenta de chat online torna-se uma estratégia fundamental de comunicação direta entre os potenciais clientes e a sua empresa.

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