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Dicas para criar uma história de marca em torno da sua loja virtual

Você já parou para pensar no que é exatamente que diferencia sua marca de uma outra? Afinal de contas, com tantas empresas concorrendo para vender o mesmo produto, apenas algumas alcançam o sucesso.

Nesse contexto, a história de uma marca pode ser um ótimo diferencial competitivo para quem deseja se destacar no mundo do e-commerce.

Uma história de marca envolvente e convincente é um fator diferencial, que pode fazer um cliente decidir entre comprar na sua loja ou na do concorrente. É o que faz com que o consumidor se torne fiel à sua marca, por acreditar nos valores que são transmitidos pela sua trajetória.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para ajudar você a criar uma história de marca determinante!

Comece pelo início da sua história

Separe um tempo para pensar em como você criou o seu negócio e quais foram as suas principais motivações. Em seguida, crie uma espécie de mapa cronológico apontando todos os acontecimentos importantes que aconteceram desde a fundação da sua empresa até o dia de hoje.

Esse mapa servirá de guia para entender como construir a sua história. No início, procure destacar os pontos mais autênticos que o levaram a criar o seu e-commerce, já que que são esses pontos o que diferenciam o seu negócio e que podem criar uma identificação com os seus clientes.

Pense nos valores da sua empresa

Tente pensar quais valores são mais importantes para você. Quais valores estão intimamente relacionados com o dia-a-dia da sua empresa e com a sua rotina de trabalho. Pense nos valores em que você acredita e pelos quais você luta.

Use-os para moldar a filosofia da sua empresa. É importante que eles se diferenciem de outras empresas que estão no mercado. O objetivo aqui é se conectar com a percepção das pessoas sobre seu e-commerce, para que criem empatia com a marca.

Escreva uma história envolvente

Agora que você pensou em como começou a sua loja, construiu um mapa com os acontecimentos mais interessantes da sua trajetória e estabeleceu os seus valores, é hora de transformar toda essa matéria-prima em uma história envolvente.

Inicie a construção da narrativa colocando você, o fundador da empresa, como um personagem com que as pessoas podem se identificar. Por exemplo, você tem mais em comum com aquele comerciante pequeno e cheio de sonhos que acredita no próprio talento para vencer na vida, ou se identifica com um profissional pragmático que domina os aspectos mais importantes do seu empreendimento e esbanja conhecimento para compartilhar?

É importante lembrar que a maneira como você vai escrever precisa refletir os valores anteriormente definidos, ou não passará credibilidade. Construa uma narrativa fluida que envolva a pessoa que entrou pela primeira vez no seu site. Muitas vezes, uma boa história é o que faz o cliente fechar negócio com a sua empresa, e não com outra.

Escolha bem as palavras

Escolher bem as palavras é essencial para contar bem uma história. Não seja demasiado verboso, escolha frases diretas, que despertem o interesse do leitor. Fale logo no início sobre o objetivo do personagem, fale sobre os obstáculos que haviam no caminho até que a empresa pudesse ser fundada. As pessoas sabem que toda a empresa tem a sua história, mas contar bem uma história faz com que o leitor torça pelos personagens que ali estão ilustrados, e se identifiquem com eles.

O exemplo da Bohemian Guitars

A empresa Bohemiam Guitars usa com primor a ideia de contar bem a sua história para comunicar os valores da empresa (https://www.bohemianguitars.com/ourstory).

Com o ideal de criar guitarras financeiramente mais acessíveis, dois irmãos e dois dos seus melhores amigos se inspiraram nos músicos da África do Sul (país onde dois dos fundadores moravam) que criavam os seus instrumentos a partir de materiais descartados. Os instrumentos produzidos por esses músicos diligentes eram bonitos e reproduziam belos sons.

A ideia então pareceu-lhes clara: um belo instrumento não precisa custar tanto ao consumidor, é importante que tenha alma, que tenha o seu valor. Os fundadores acreditam que a indústria de guitarra mantém preços altos de propósito. Portanto, para quebrar esse padrão desejam oferecer ao público um conceito diferente. Guitarras construídas com elegância, mas sem a necessidade de materiais e madeira exótica, podem ser compradas diretamente em seu site.

Perceba que a história da empresa é inspiradora e comunica valores claros sobre sua filosofia de trabalho. Mais do que isso, a trajetória da Bohemian Guitars nos faz torcer pelo seu sucesso e querer colaborar com a sua missão no mundo.

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