I Love your brand

E-commerce de nicho: boas histórias de amor

Recentemente tenho pesquisado muitos cases de lojas virtuais para o meu novo blog, Ecommerce Ideas, www.ecommerceideas.com.br, e o que mais me encanta é ver como tem histórias bacanas que levaram empreendedores a abrirem negócios realmente interessantes e diferenciados, e que viraram grandes cases de sucesso.

Muito se fala hoje de contar uma história do seu site e de seus produtos para conquistar o cliente. O fato é que isso pode ser complicado quando a loja é um grande varejão sem uma cara, ou melhor, alma, por trás.

Sempre tentei orientar os empreendedores que me procuravam, a buscar um nicho de mercado que realmente tivessem uma ligação e até intimidade. É muito mais fácil vender algo que ama, e compartilhar esta história com certeza atrairá muitos clientes e consumidores interessado pela essência do produto ou marca.

Tem cases muito bacanas como a loja Marbleking, www.marbleking.co.uk, do inglesinho Harli Jordean que colecionava e amava bolinhas de gude e foi “roubado” pelos mais velhos. Como não achou na internet uma loja para recomeçar sua coleção, abriu seu próprio e-commerce e hoje emprega o pai e a mãe.

Ou mesmo a história das canadenses que criaram a Dog Collars, www.dogcollares.ca, que definem como a combinação de um tremendo amor por cachorros com a paixão pelos melhores produtos.

Porém tem um case que realmente me chamou muito a atenção. É um site americano de guitarras feitas com latas de óleo, a Bohemian Guitars, www.bohemianguitars.com.

bohemian

Ao ler a história deles você se encanta e quer, cada vez mais, entender com detalhes como são os produtos e a empresa.

E o fato é que vamos nos surpreendendo a cada página. Resumindo, eles passaram a produzir essas guitarras devido ao alto preço dos instrumentos impostos pelas grandes indústrias. Inspirados nos músicos da África do Sul, que utilizam-se de produtos reciclados para produzir seus instrumentos, encontraram nas latas de óleo um som super bacana, bastante estilo e a um preço muito mais acessível.

O site é lindo, os produtos também e você ainda pode montar a guitarra do seu jeito.

Mas eles ainda vão além. Para cada guitarra vendida às sextas-feiras, eles doam uma para uma instituição carente para incentivo à música.

Eles incentivam que as pessoas façam doações de produtos recicláveis para a produção dos instrumentos e ainda plantam uma árvore a cada guitarra vendida!

Eu não sei tocar, mas quase comprei uma dessas para ter de decoração em minha casa.

Se quiser ouvir o som dessas guitarras com latas de óleo, segue o link:

http://youtu.be/exuXgSnfZYk

E você, qual é a história da sua marca ou produto?

(Este post foi publicado no portal Ecommerce Brasil em 29.10.2014)

BANNER EXPERIENCIA NO ECOMMERCE