Como Funciona Teste Online

SAIBA COMO FUNCIONA UM TESTE ONLINE

O teste online é um tipo de pesquisa qualitativa onde criamos tarefas para os usuários realizarem no site/ loja virtual e tudo é gravado (com áudio).

O consumidor narra (“pensa alto”) todos os seus passos, mostrando assim as suas dificuldade, hábitos de navegação e percepção da loja virtual.

O processo de planejamento e desenvolvimento de um teste online possui basicamente 04 fases:

1a - Planejamento

Primeiramente definimos os objetivos desejados, que podem ser mais amplos como um diagnóstico geral, ou algo já direcionado a um problema identificado através de uma outra ferramenta, como o Google Analytics. Neste caso, por exemplo, se você tem um indicador estranho, você pode criar um teste online para tentar identificar o que está ocorrendo nesta página.

Definidos os objetivos nós criamos as tarefas e questões que os testadores deverão responder ao finalizar a gravação. Definir as tarefas e questões certas e da maneira correta, serão fundamentais para o sucesso do teste.

2a – Público-alvo

Segmentamos os testadores com base no perfil desejado. Podendo ser pessoas de uma base de dados, ou mesmo convidando cliente reais da base do lojista.

A segmentação pode ser por sexo, renda, estado, profissão, escolaridade e muito mais, permitindo assim que o teste seja bem direcionado. Podemos incluir também uma questão validadora, como por exemplo, se o cliente usa lentes de contato, caso este seja o público desejado.

3a – Execução

Ativamos a pesquisa e os participantes realizam o teste online diretamente de seus próprios aparelhos, em seu próprio ambiente de uso (sem influência externas). Não é necessário nenhum tipo de moderação. Ao longo do teste os consumidores realizam as tarefas da maneira que fariam normalmente, e narram todos seus passos e pensamentos. Um software especializado grava tudo (áudio e vídeo), possibilitando assim que avaliemos todas dificuldades, reclamações, elogios e insights que o consumidor gerou ao longo da navegação

4a – Análise, Edição e Resultados

Os vídeos são analisados por especialistas em e-commerce, experiência de compra e UX. A experiência com dezenas de testes online já analisados permite que possamos realmente trazer ao cliente o que importa e é relevante para o seu negócio.

Editamos todos os trechos relevantes dos vídeos para que o cliente possa ver e ouvir os próprios usuários, e não perder tempo com trechos desnecessários.

Todos os insights são apresentados em um relatório desenvolvido para ser prático e de fácil utilização, possibilitando que o lojista já tome suas iniciativas imediatamente após o recebimento das informações.

Para isso separamos os insights em áreas do site (home, categoria e etc), divididos em melhorias, erros e positivo (elogios são importante para validar boas iniciativas), e por fim, definimos o nível de prioridade (baixo/ médio/ alto).

Entre alguns tipos de testes online os principais são:

  • Usabilidade e navegabilidade;
  • Comparativos com concorrentes;
  • Branding (percepção de marca);
  • Protótipos (novos layouts ou alterações em produção, antes de colocar no ar);
  • Efetividade (testar se os usuários consegue realizar uma tarefa e quanto tempo demora – numero de cliques e/ou tempo). Por exemplo, encontrar um determinado produto, ou efetuar um cancelamento de pedido.

Assim como em qualquer projeto de pesquisa, é importante que este seja realizado por profissionais capacitados e com experiência para que o teste traga resultados reais e relevantes para seu negócio.

Se quiser saber um pouco mais sobre Testes Online, acesse esses outros posts abaixo:

[Post] Estudo de Caso | Teste Online Mobile
[Post] Teste Online: Arma Secreta para Gerar a Melhor Experiência
[Post] 10 Motivos para Realizar um Teste Online
[Post] O que é um Teste Online com Consumidor
[Post] Por que o Teste Online vai Rentabilizar o seu Ecommerce

BANNER EXPERIENCIA NO ECOMMERCE